sábado, 4 de fevereiro de 2012

Campeões da Ortografia

                "Campeões da Ortografia" consiste num pequeno projeto da Assessoria que tem como objetivo desenvolver uma variedade de estratégias que permita que cada aluno otimize esta área.
                São praticadas atividades diversificadas:
                - instrução direta, a fim de trabalhar competências fonéticas básicas (associações   letra – som e fonemas);
                - conjuntos de palavras (famílias de palavras, isto é, conjuntos daquelas que se agrupam em torno de um radical comum);
                - estruturas de palavras (silabação, prefixos e sufixos).
                Previamente organizada pela professora ou elaborada com os alunos, uma lista de palavras é alvo de estudo durante uma semana. Doze palavras integram a lista semanal: quatro extraídas dos textos que serão trabalhados na semana; quatro dos temas de Matemática e Estudo do Meio (duas de cada área); duas da mesma família de uma das outras da lista e duas que apresentam uma dada regularidade fonética em comum com outra(s). As palavras seleccionadas para a lista devem ser “funcionais” e não obscuras que tenham pouco peso no uso por parte dos alunos.


Lista de Palavras
                Uma vez completa a lista, as palavras devem ser trabalhadas com os alunos (dividi-las em sílabas; soletrá-las; criar frases…), de forma a garantir que todos conheçam o seu significado.
                Cada aluno tem consigo uma lista permanente de atividades de ortografia, a qual é usada semanalmente. A professora selecciona duas atividades que considera importante para o desenvolvimento das competências de ortografia nessa semana. Os alunos, por sua vez, escolhem mais duas que os poderão ajudar a aprender as palavras da lista.

Atividades

                Depois uma semana de trabalhadas as palavras, os alunos realizam o teste de ortografia. As palavras são escritas pelos alunos à medida que são ditas pela professora. Após a realização do teste, em pares, o parceiro A verifica o teste do parceiro B e vice-versa. Aquando da verificação, qualquer palavra incorretamente escrita é reescrita ao lado pelo aluno que está a verificar. No final, a professora procede à retificação de todos os testes. As palavras escritas incorretamente, são reescritas cinco vezes pelo aluno que errou.

       Teste

                Os alunos que escrevam corretamente as doze palavras estudadas, “ganham” a taça dos “Campeões da Ortografia” sendo o nome (ou fotografia) exposto num cartaz alusivo à atividade descrita.


Cartaz


Sem comentários:

Enviar um comentário