Este ano letivo, o grupo do 4.º ano da turma da Professora Sónia Miranda tem assessoria com a Professora Patrícia Branco.
A partir do problema diagnosticado de insucesso no domínio da linguagem escrita, surgiu, antes de mais, a necessidade de criar o gosto pela escrita.
Foram delineados e implementados os seguintes percursos pedagógicos que gostaríamos de partilhar:
Plano de Organização Textual
Como o próprio nome indica, trata-se de uma forma de planificar o texto, indicando o tempo, o espaço, as personagens, o desenvolvimento e a conclusão da ação.
Teia de Ideias
Esta estratégia de planeamento de texto funciona como um mapa, em que a teia interliga as diversas ideias que o irão integrar.
Melhoramento Coletivo de Textos
Melhoramento Coletivo de Textos
Com o objetivo de refletir sobre a linguagem escrita, esta atividade aborda os problemas da produção, do aperfeiçoamento e da transformação dos textos dos alunos na aprendizagem da linguagem escrita. Estimulando-os para a análise e reflexão sobre a sua própria escrita, ou a dos seus pares, propõe uma identificação ativa dos aspetos a melhorar e procura promover a busca participada de alternativas para tornar mais aceitáveis essas produções.
Palavras Mágicas
Palavras Mágicas
No sentido de enriquecer as produções escritas dos alunos, fez-se um cartaz com o levantamento coletivo de palavras, expressões e/ou conectores utilizados nos seus textos e acrescentaram-se outros, de forma a diversificarem o uso de elementos de articulação temporais, espaciais, causais, entre outros.
Árvore do Diálogo
Árvore do Diálogo
Esta árvore é composta por verbos introdutores da conversação, de modo a ampliar o campo lexical dos alunos e diversificar a sua aplicação. Foi construída uma árvore para expor na sala e cada aluno criou uma no seu caderno para consulta.
Os alunos que vão melhorando os seus textos individuais, aplicando os conhecimentos que são trabalhados nas aulas de oficina de escrita e de melhoramento coletivo de textos, poderão alcançar a coroa “Reis da Escrita” e utilizá-la aquando a produção escrita.
Sem comentários:
Enviar um comentário