Este ano letivo, o grupo do 4.º ano da turma da Professora Sónia Miranda tem assessoria com a Professora Patrícia Branco.
A partir do problema diagnosticado de insucesso no domínio da linguagem escrita, surgiu, antes de mais, a necessidade de criar o gosto pela escrita.
Foram delineados e implementados os seguintes percursos pedagógicos que gostaríamos de partilhar:
Plano de Organização Textual
Como o próprio nome indica, trata-se de uma forma de planificar o texto, indicando o tempo, o espaço, as personagens, o desenvolvimento e a conclusão da ação.
Teia de Ideias
Esta estratégia de planeamento de texto funciona como um mapa, em que a teia interliga as diversas ideias que o irão integrar.
Melhoramento Coletivo de Textos
Reis da Escrita
Melhoramento Coletivo de Textos
Com o objetivo de refletir sobre a linguagem escrita, esta atividade aborda os problemas da produção, do aperfeiçoamento e da transformação dos textos dos alunos na aprendizagem da linguagem escrita. Estimulando-os para a análise e reflexão sobre a sua própria escrita, ou a dos seus pares, propõe uma identificação ativa dos aspetos a melhorar e procura promover a busca participada de alternativas para tornar mais aceitáveis essas produções.
Palavras Mágicas
Palavras Mágicas
No sentido de enriquecer as produções escritas dos alunos, fez-se um cartaz com o levantamento coletivo de palavras, expressões e/ou conectores utilizados nos seus textos e acrescentaram-se outros, de forma a diversificarem o uso de elementos de articulação temporais, espaciais, causais, entre outros.
Árvore do Diálogo
Árvore do Diálogo
Esta árvore é composta por verbos introdutores da conversação, de modo a ampliar o campo lexical dos alunos e diversificar a sua aplicação. Foi construída uma árvore para expor na sala e cada aluno criou uma no seu caderno para consulta.
Reis da Escrita
Os alunos que vão melhorando os seus textos individuais, aplicando os conhecimentos que são trabalhados nas aulas de oficina de escrita e de melhoramento coletivo de textos, poderão alcançar a coroa “Reis da Escrita” e utilizá-la aquando a produção escrita.
Sem comentários:
Enviar um comentário